Eternidade

Eternidade

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

LUZ IMPERECÍVEL - Clamores da Consciência


Clamores da Consciência


Mt. 3:1
"E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no
deserto da Judéia,"


"E, naqueles dias, apareceu João Batista" - Aqueles dias a que se refere o Evangelista expressa o momento favorável da manifestação dos episódios, cuja figura do Precursor seria chamada para consecução das tarefas programadas. Há hora para tudo.

João Batista "apareceu" para o cumprimento de sua missão e, em decorrência das peculiaridades de sua ação e notórias atitudes, pode ser percebido de forma ostensiva no seio da sociedade de então.

Historicamente, foi ele primo de Jesus, filho de Zacarias e Izabel, nascido em circunstâncias extraordinárias, já que sua mãe, a representar, figuradamente, a extensão dos milênios vividos, necessários para se alcançar o ápice das conquistas básicas da evolução, era avançada em idade.

Convocados na atualidade ao trabalho da reeducação com vistas a sentir Jesus no coração, "aqueles dias" visitam-nos a intimidade, elegendo-nos verdadeiros precursores, em luta íntima, no preparo do caminho do Senhor. João Batista surge, então, como o exemplo vivo do esforço pessoal, no rumo da nova vida com o Cristo.


"Pregando no Deserto da Judéia," - Trazendo a responsabilidade de despertar corações para os conceitos a serem erguidos por Jesus, a pregação realizada pelo Batista no "deserto da Judéia", evidencia a verdade dos clamores da consciência, frente a um vasto terreno vazio e árido, a exigir sólidas construções nos fundamentos do Amor, capazes de assegurarem segurança e reconforto ao espírito, na rota da imortalidade. Sob este prisma nos é possível entender que toda pregação se faz no "deserto". Num clima de edificações espirituais, quando a aridez dos corações for trabalhada e transformar-se na terra fértil à frutificação, já não há mais pregação, mas sim exemplificação.


Obra: Luz Imperecível, estudo interpretativo do Evangelho à Luz da Doutrina Espírita
Coordenação: Honório Onofre de Abreu
União Espírita Mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário