Eternidade

Eternidade

sábado, 19 de janeiro de 2013

Ensinamentos de Léon Denis


ENSINAMENTOS DE LÉON DENIS

Leon Dénis foi um competente pesquisador e estudioso do Espiritismo, dando seqüência, na França, aos trabalhos desenvolvidos por Allan Kardec.
Graças à sua enorme dedicação ao desenvolvimento e à propagação da Doutrina dos Espíritos, corroborou todos os ensinamentos de Allan Kardec, e realizou um extenso trabalho literário abordando as verdades espirituais sob os prismas filosófico, científico, religioso e moral.
Os valiosos livros publicados por Léon Denis tornaram-se um repositório dos conhecimentos espirituais. Deles, extraímos os seguintes ensinamentos importantes, relativos à mediunidade curadora:


A BELEZA E A UTILIDADE DA MEDIUNIDADE CURADORA

Léon Denis, em seu livro "Depois da Morte", Capítulo XXII: - Os Médiuns - ressaltou-nos a beleza e a utilidade da mediunidade curadora, a saber:
"Alguns médiuns servem também de intermediários aos Espíritos para transmitirem aos doentes e valetudinários eflúvios magnéticos que aliviam e, algumas vezes, curam esses infelizes. É uma das mais belas e úteis formas da mediunidade."


A FÉ, A VONTADE, A PRECE E A EVOCAÇÃO DOS BONS ESPÍRITOS PARTICIPANDO DA MEDIUNIDADE CURADORA

Já, em seu livro "No Invisível", Capítulo XV, ensinou-nos sobre a importância da fé, da vontade, da prece e da evocação dos bons Espíritos para a prática da mediunidade curadora:
"A fé vivaz, a vontade, a prece e a evocação dos poderes superiores amparam o operador e o sensitivo. Quando ambos se acham unidos pelo pensamento e pelo coração, a ação curativa é mais intensa."


CONDUTA PERANTE A MEDIUNIDADE CURADORA

Ainda nesse mesmo Capítulo do livro "No invisível", Léon Denis recomendou-nos a seguinte conduta, no momento da ação curativa:
"Recolhei-vos em silêncio, sozinho com o paciente, e apelai para os Espíritos benfazejos que pairam sobre as dores humanas. Então sentireis descer do Alto sobre vós e propagar-se ao sensitivo o poderoso influxo. Uma onda regeneradora penetrará por si mesma até à causa do mal; e demorando, renovando semelhante ação, tereis contribuído para aligeirar o fardo das misérias terrestres".


A PRECE E O AMOR NA PRÁTICA DA MEDIUNIDADE CURADORA

Léon Denis acrescentou aí ainda o seguinte a respeito da prece e do amor durante o exercício da mediunidade curadora:
"Nunca ponhais em ação as forças magnéticas, sem lhes acrescentar o impulso da prece e um pensamento de amor sincero por vossos semelhantes. Assim procedendo, estabelecereis a harmonia de vossos fluidos com o dinamismo divino e tornareis sua ação mais profunda e eficaz".


A CURA COM OS BONS FLUIDOS E COM A ASSISTÊNCIA DOS BONS ESPÍRITOS, E A AÇÃO À DISTÂNCIA DA FORÇA DA VONTADE

Léon Denis, no Capítulo XXXII, de seu livro "Depois da Morte", ensinou-nos que a cura é obtida com uma combinação dos bons fluidos, contando com a assistência dos bons Espíritos. Além disso, mostrou que a força da vontade tem uma ação mesmo à distância para agir sobre os semelhantes:
"Graças a uma combinação íntima dos bons fluidos, sorvidos no reservatório ilimitado da Natureza, consegue-se, com a assistência dos Espíritos invisíveis, restabelecer a saúde comprometida, restituir a esperança e a energia dos desesperados. Pode-se mesmo, por um impulso regular e perseverante da vontade, agir à distância sobre os incrédulos, sobre os cépticos e sobre os maus, abalar a sua obstinação, atenuar seu ódio, fazer penetrar um raio de verdade no entendimento dos mais hostis".


A VONTADE TEM UM GRANDE PODER
NA OBTENÇÃO DA CURA ESPIRITUAL

Léon Denis, em seus três importantes livros "O problema do Ser, do Destino e da Dor", "No Invisível", e "Depois da Morte", ressaltou-nos, em resumo, os seguintes pontos importantes, que confirmam o grande poder que a vontade exerce sobre os fluidos, tornando-os curativos:
"É pela vontade que dirigimos nossos pensamentos para um alvo determinado".
"A vontade pode atuar com intensidade sobre o corpo fluídico e ativar-lhe as vibrações".
"A vontade de aliviar e de curar comunica ao fluido magnético propriedades curativas".
"Pela vontade, atraímos forças boas ou más, em harmonia com os nossos pensamentos e sentimentos".
"Os fluidos, obedecendo a uma poderosa vontade, a um ardente desejo de fazer o bem, penetram os organismos debilitados e suas moléculas benéficas, substituindo as que estão doentes, restituem gradualmente a saúde aos enfermos, o vigor aos valetudinários".
"A vontade é a faculdade soberana da alma, a força espiritual por excelência, e pode mesmo dizer-se que é a essência da sua personalidade". "Seu poder sobre os fluidos é acrescido com a elevação do Espírito".


OS PENSAMENTOS EXERCEM UMA AÇÃO CRIADORA
PODEROSA, POR ISSO, O MÉDIUM CURADOR DEVE
VIGIÁ-LOS E DIRECIONÁ-LOS PARA O BEM

No Capítulo XXIV, de seu livro "O Problema do Ser, do Destino e da Dor", Léon Denis ensinou-nos o seguinte, a respeito dos poderes extraordinários que o pensamento possui para criar:
"O pensamento é criador. Não atua somente em roda de nós, influenciando nossos semelhantes para o bem ou para o mal; atua principalmente em nós; gera nossas palavras, nossas ações e, com ele, construímos, dia a dia, o edifício grandioso ou miserável de nossa vida presente e futura. Modelamos nossa alma e seu invólucro com os nossos pensamentos; estes produzem formas, imagens que se imprimem na matéria sutil, de que o corpo fluídico é composto. Assim, pouco a pouco, nosso ser povoa-se de formas frívolas ou austeras, graciosas ou terríveis, grosseiras ou sublimes; a alma se enobrece, embeleza ou cria uma atmosfera de fealdade. Segundo o ideal a que visa, a chama interior aviva-se ou obscurece-se. Não há assunto mais importante que o estudo do pensamento, seus poderes e ação."


LÉON DENIS

Portanto, com esses ensinamentos valiosos, Léon Denis deixou-nos notáveis contribuições que levam à prática correta da mediunidade curadora à luz do Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário