Eternidade

Eternidade

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Escola de Atenas



A "Escola de Atenas", pintada em 1511, na sala della Segnatura (sala da assinatura) do Vaticano, não é apenas um monumento no campo das artes, é praticamente o resumo de toda a filosofia antiga, demonstrando que seu criador, Rafael, era exímio conhecedor das tradições filosóficas.


O Pintor

Raffaello Santi ou Sanzio, "O Príncipe dos Pintores" nasceu em Urbino a 6 de abril de 1483 e morreu em Roma a 6 de abril de 1520, aos 37 anos. Começou a pintar ainda menino, revelando grande sensibilidade espacial e delicadeza no traço. Em Perugia estudou com Perugino. Aperfeiçoou seu desenho adquirindo o domínio técnico que marca sua obra.
Chamado a Roma pelo papa Júlio II em 1508, incumbiu-se de numerosos projetos de envergadura, nos quais deu mostras de uma imaginação variada e fértil, trabalhando nas salas do Vaticano por 12 anos.


A obra: "Escola de Atenas"

 O afresco traz duas figuras especiais ao centro. O da esquerda apontando o dedo para cima é Platão, o da direita apontando com a mão para a natureza física é Aristóteles. Todo o grupo do lado de Platão representa as ideias transcendentais, os pensamentos sobre o mundo espiritual, a imortalidade da alma e a reencarnação. Os que estão ao lado de Aristóteles simbolizam as pesquisas no campo da natureza física, a ciência material.
Rafael pretendeu expressar o seguinte: "O supremo ideal filosófico está em uma síntese capaz de unificar a metafísica da transcendência, a filosofia da natureza e a teologia", em outras palavras: a união entre Ciência e Religião.

__________________________

Para saber mais, consulte:
1) Reale, Giovanni. História da Filosofia, vol. II, pág. 14-42--60-86, Ed. Paulus.
2) Enciclopédia Barsa 2000.
3) Enciclopédia Mirador.

__________________________

Fonte: Revista Fidelidade Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário