Eternidade

Eternidade

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Depuração Espiritual



“Sabe-se que os Espíritos, em virtude da diferença entre as suas capacidades, longe se acham de estar, individualmente considerados, na posse de toda a verdade; que nem a todos é dado penetrar certos mistérios; que o saber de cada um deles é proporcional à sua depuração; que os Espíritos vulgares mais não sabem do que muitos homens; que entre eles, como entre estes, há presunçosos e sofômanos, que julgam saber o que ignoram; sistemáticos, que tomam por verdades as suas ideias; enfim, que só os Espíritos da categoria mais elevada, os que já estão completamente desmaterializados, se encontram despidos das ideias e preconceitos terrenos; mas, também é sabido que os Espíritos enganadores não escrupulizam em tomar nomes que lhes não pertencem, para impingirem suas utopias.

Daí resulta que, com relação a tudo o que seja fora do âmbito do ensino exclusivamente moral, as revelações que cada um possa receber terão caráter individual, sem cunho de autenticidade; que devem ser consideradas opiniões pessoais de tal ou qual Espírito e que imprudente fora aceitá-las e propagá-las levianamente como verdades absolutas.”
 
Do Livro – O Evangelhos Segundo o Espiritismo.

 
Ainda hoje, mesmo trabalhadores com vasta experiência no campo dos estudos espíritas, cometem erros relacionados ao significado da depuração espiritual.

Considerando a nossa longa vivência espiritual, acerca de muitas reencarnações, estamos todos sujeitos a erros de interpretação e conceitos errôneos a respeito da nossa evolução.

Se nos atentarmos nas bases da Doutrina Espírita, todas as instruções dos espíritos superiores, considerando os mais vastos ensinamentos de ordem elevada, referem-se a evolução espiritual através da depuração dos nossos sentimentos, eliminando os mais perturbadores de ordem inferiores que ainda vivem em todos nós.

Somos espíritos imperfeitos em busca do nosso aperfeiçoamento moral, e como ainda estamos tão distantes desse objetivo, atribuímos a nossa vida uma série de limitações não com o objetivo de renuncia ou amor ao próximo, mas como punições aparentes à nossa inferioridade como se dessa forma atingiríamos a depuração espiritual.

Não podemos esquecer jamais que a nossa depuração é espiritual, do espírito para o corpo, empregando ao mesmo nas sucessivas reencarnações, esses sinais de elevação espiritual através da nossa conduta de vida.

Como poderíamos considerar que as castrações físicas, as punições em nome de uma falsa religiosidade, refletiriam na depuração do nosso espírito sem considerar como obra única e verdadeira para esse fim, a mudança das nossas atitudes, a verdadeira depuração espiritual através da ascensão dos sentimentos nobres que o Mestre Divino nos ensinou, como a caridade, a fraternidade, o perdão, a renuncia e o amor ao próximo ?

Cultivar o aperfeiçoamento espiritual está diretamente relacionado com a mudança das nossas atitudes morais, expurgando os males que nos consomem até hoje.

O Consolador prometido por Jesus renova a Sua mensagem de luz e nos educa sobre a vida espiritual, as sucessivas reencarnações para alcançarmos a iluminação real.

Deixemos para trás os atavismos ancestrais e os dogmas castradores que atrasaram e muito, o nosso aperfeiçoamento espiritual e sigamos o caminho de luz que o Mestre Jesus nos ensinou e que se torna redivivo através da Doutrina Espírita.


____________________________
Fonte: Centro Espírita Batuíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário