Eternidade

Eternidade

domingo, 8 de dezembro de 2013

Palestra de Heloisa Pires - O que é o Espiritismo?


PALESTRA DE HELOÍSA PIRES - O QUE É O ESPIRITISMO?



"Frequentei o Centro Espírita Cairbar Schutel, casa fundada por José Herculano Pires, por mais de 20 anos. No centro, podíamos ouvir palestras de excelentes oradores espíritas, como Heloísa Pires, filha de Herculano, que nos brindava com seus conhecimentos nas reuniões das sextas-feiras.

As palestras do Centro Espírita Cairbar Schutel eram tão ricas em conteúdo, que decidi gravá-las (em fitas K7 que ainda não digitalizei). São dezenas de fitas, de áudio muito ruim, que estou transcrevendo aos poucos. Por se tratar de conteúdos de terceiros, este material tem a finalidade exclusiva de estudo, pesquisa e divulgação da doutrina espírita, e não pode ser comercializado. A reprodução deve respeitar a integridade e autenticidade do texto, e mencionar a fonte (palestrante e endereço do site)."
Liz Bittar

PALESTRA PROFERIDA POR HELOÍSA PIRES EM 23.11.1988 NO CENTRO ESPÍRITA CAIRBAR SCHUTEL, EM SÃO PAULO

O QUE É O ESPIRITISMO?


Seria uma religião criada como várias religiões nos momentos de crise?
Seria apenas uma ciência que visa estudar o intercâmbio entre encarnados e desencarnados?
Ou seria uma filosofia, visando apenas consolar o homem, aliená-lo da compreensão do meio ambiente, fazendo com que ele seja apenas um indivíduo que reza, indiferente às necessidades transformadoras do mundo, esperando um céu futuro?
Herculano Pires foi muito feliz ao dizer no livro O Espírito e o Tempo, que o espiritismo é a síntese do processo do conhecimento.
O processo do conhecimento é o resultado da experiência do homem nos vários campos –ciência, filosofia e religião, e inicia quando o homem inicia sua caminhada sobre a terra, e vai continuar até que a terra tenha um destino maior. O processo do conhecimento traz em si os campos da ciência, filosofia e religião. Portanto, conseqüentemente, o espiritismo - como síntese desse processo - traz em si os campos da ciência, filosofia e religião.
Hoje, o caminho do esclarecimento, da libertação do homem, do apego à matéria, da escravidão à matéria, surge também através da ciência oficial. Vários caminhos conduzindo o homem à compreensão da verdade, e à libertação de um mundo difícil, porque para nós, espíritas, assim como para a maioria dos físicos atuais, a terra não é o único mundo habitado.
Existem mundos luminosos e melhores por esse universo infinito, assim como mundos iguais à terra e mundos mais necessitados.

CIÊNCIA ESPÍRITA

Quando o espiritismo é ciência? O espiritismo é ciência quando trata, por exemplo, do intercâmbio entre encarnados e desencarnados, é a ciência espírita. Quando trata do corpo energético que o homem possui. A ciência espírita aparece principalmente em “A Gênese”, de Allan Kardec e no Livro dos Médiuns, de Allan Kardec.
E quais os pontos de contato entre a ciência espírita e a ciência oficial?
Quando Kardec lançou a Gênese, o que ele disse, na época, pareciam heresias científicas. Hoje, se considera heresia a palavra fluído, mas até que os físicos apresentem uma palavra que melhor caracterize esse estado especial de matéria, ficarei com a palavra fluído.
Kardec diz, em A Gênese, que a matéria só é compacta para os nossos sentidos, de vez que ela é facilmente atravessada por espíritos e fluídos espirituais.
Ciência espírita e ciência oficial se dão as mãos a partir da descoberta da antimatéria. Até a teoria da relatividade de Einstein, figurava na terra a filosofia mecanicista de Newton.
Mas o que vigora desde então, é a teoria da relatividade ou seja, o tempo é uma ilusão, o tempo é uma convenção. A partir da descoberta da matéria, ciência espírita e ciência oficial se dão as mãos, na compreensão de que a matéria só é compacta para os nossos sentidos, uma vez que ela é facilmente atravessável por fluidos espirituais, por radiações especiais.
A ciência espírita no item Uranografia de A Gênese de Allan Kardec, diz que tudo que existe de material e semi material, nada mais é do que condensação de energia, ou seja, lendo a Gênese, lendo os físicos atuais, temos a impressão de que falam a mesma linguagem, provando a atualidade e insuperabilidade de Kardec.
Kardec diz também que o homem encarnado é corpo, perispírito e espírito. O mais importante para nós espíritas é o espírito, centelha divina, cuja cor varia, mas para nós essa centelha divina vem envolta por um corpo energético, e os russos descobriram, estudando a antimatéria, e fotografaram através da câmera Kirlian, esse corpo energético, ao qual deram ao nome de corpo bioplásmico.
Novamente, ciência espírita e ciência espiritual se dão as mãos na compreensão da finalidade da existência do homem, da constituição do homem.
Dizem os russos que esse corpo energético varia de indivíduo para indivíduo, e no mesmo indivíduo conforme as circunstâncias. Ele é tão importante, que quando ele se afasta de forma que não se consegue ouvir as pulsações biológicas deste corpo, do corpo que eles chamam de bioplásmico, o corpo físico entra em decomposição.
Mas é exatamente isso que a ciência espírita falou há mais de cem anos. O perispírito, se desligando do corpo físico, arrebentando o cordão prateado, o corpo físico entra em decomposição.
E os pontos de contato continuam: dizem os russos que esse corpo bioplásmico que é formado em parte de plasma físico e em parte de matéria desconhecida. Dizem os espíritas: o perispírito é formado de elementos materiais e semimateriais.
E eles dizem: varia de indivíduo para indivíduo, e no mesmo indivíduo conforme as circunstâncias. Indivíduos em esforço de evolução, indivíduos com pensamento de amor provocam a expansão desse corpo bioplásmico além do corpo físico, e quando os indivíduos estão mergulhados em pensamentos melhores, esse corpo é uma verdadeira fonte luminosa e colorida.
Mas no mesmo indivíduo, se ele passa a vibrar com pensamentos menores, com pensamentos de vingança, ressentimentos e desânimo, esse corpo bioplásmico como que se encolhe, e se esses maus pensamentos, esses pensamentos de desequilíbrio forem uma constante, aparecem manchas no corpo bioplásmico, que depois se expressam em doenças no corpo físico.
O que Kardec falou? A maioria das doenças tem a chave no perispírito. E A Gênese faz um convite também, a pensarmos de forma melhor, porque caso contrário, diz A Gênese, nos tornaremos latas de lixo, atraindo as piores vibrações do Universo.
Ciência russa, profundamente religiosa, convida o homem ao desenvolvimento espiritual e ao bem pensar. Ciência e religião espírita, profundamente científica, fazem o mesmo convite.
É necessário nos condicionarmos a pensarmos de forma melhor.
Mas não paramos aí. A ciência oficial diz: “a maioria das doenças são de fundo psicossomático”. A maioria das doenças são produtos da mente em desequilíbrio.
Sarmington, médico americano, diz: “Os cânceres todos nós os possuímos, mas só aparecem, só eclodem em estados especiais”. Se pensamentos de alegria, de otimismo, pensamentos de aceitação, capacidade de perdoar, aumentam a defesa imunológica do indivíduo, e impedem o aparecimento de cânceres, diz Sarmington, médico americano não espírita, pensamentos piores, pensamentos de desânimo, rebeldia, incapacidade de perdoar provocam um estado desagradável no organismo que permite o eclodir dos cânceres e de outras doenças.
Ciência oficial e ciência espírita se dão as mãos. Sarmington fez ainda um método de relaxamento e iluminação interior, quando o indivíduo consegue atenuar os próprios cânceres.
Sabemos, nós espíritas, que o pensamento age, transforma, age sobre o próprio indivíduo, age sobre os fluídos espirituais ao seu redor. O pensamento plasma, constrói, modifica, e hoje a ciência oficial admite isso.
Os parapsicólogos admitem que o pensamento divide gotas d’água, modifica a balança. Um outro espírito, esse desencarnado, denominado André Luiz, escreveu através da psicografia de Chico Xavier, no livro Evolução em Dois Mundos, exatamente tudo isso, que a ciência oficial fala hoje. No item “Equilíbrio e Desequilíbrio da Mente”, ele lembra que temos dentro de nós todo um laboratório para produzir tudo aquilo que necessitamos: vitaminas, enzimas, produzir o equilíbrio do organismo físico. Mas, diz André Luiz, se o indivíduo entra em pensamentos piores, há o caos no laboratório, porque quem comanda esse laboratório é a mente, e uma mente desequilibrada só pode dar ordens desequilibradas.
E com esse caos, a mente, por exemplo dá ordens loucas, e as células reproduzem de forma louca, provocando cânceres. Sabemos também que os complexos de culpa, dos indivíduos que agem errado, tendo dentro de si a marca de Deus, e a noção da própria dignidade, ele provoca em si, pelo simples fato de agir errado, um estado desagradável, que causa um desequilíbrio no corpo físico.
Não é Deus quem condena. A Inteligência Suprema não pode, de forma alguma, assumir essa forma antropomórfica. A Inteligência Suprema é um conjunto de leis de amor e de misericórdia, mas é o próprio indivíduo, que se condena, cria seus males, quebra as defesas orgânicas, provoca os desequilíbrios através dos complexos de culpa, da falta de respeito a si mesmo, da intolerância e inflexibilidade em relação a si mesmo.
Quando Jesus, o mestre dos mestres, nos convidou ao perdão, ele sabia que, como diz a ciência, a incapacidade de perdoar provoca o câncer e pensamentos melhores, como provou a câmera Kirliam, provocam aquela emanação luminosa.
Mas isso fica mais claro quando Kardec diz que não existe um indivíduo no qual o perispírito esteja fechado como em uma gaiola. Kardec, o codificador da doutrina espírita, já disse há mais de cem anos que em todos, o perispírito extrapola, com maior ou menor intensidade, variando de indivíduo para indivíduo, num mesmo indivíduo conforme as circunstâncias. E é esse extrapolar do perispírito que permite as percepções extra físicas, hoje estudadas pelos parapsicólogos.
Se não somos apenas corpo físico, se possuímos esse corpo energético, que os egípcios chamavam de ka¹, que o Apóstolo Paulo chama de corpo espiritual, que aparece com outros nomes em outras doutrinas espiritualistas, se esse corpo energético não está fechado no corpo físico e extrapola, e permite percepções extrafísicas além dos sentidos físicos, permitindo vermos além dos olhos do corpo físico, e sentirmos o mundo à nossa volta dependendo de maior ou menor condicionamento, indivíduos mais intuitivos que percebem mais o mundo à sua volta, indivíduos menos intuitivos, mais grosseiros, mais ligados à matéria, se tudo isso existe, temos que desenvolver todas essas capacidades, e o homem do futuro será um homem que se dominará interiormente, dominará o mundo à sua volta, não será como nós um indivíduo frágil, dominado pela carne, pelas sensações exteriores, pelas necessidades biológicas.
O homem do futuro, desenvolvendo sua paranormalidade, será um homem que terá equilíbrio físico através do equilíbrio psíquico. O homem do futuro pode ser melhor compreendido através da figura de Jesus de Nazaré, agindo sobre a matéria, agindo sobre o mundo à sua volta, agindo sobre si mesmo e agindo sobre o seu próximo, através de nossa emissão mental, através dos processos telepáticos.
Mas aí a ciência espírita lembra, como a parapsicologia, que a nossa ação é maior, porque nós agimos sobre mentes físicas e extrafísicas. Um grande número de parapsicólogos admite essa teoria.
Louise Rhine por exemplo, nos “Canais Ocultos do Espírito”, lembra que existem o que os parapsicólogos chamam de “fenômenos Tetha”: há a possibilidade de mentes extrafísicas agirem sobre o mundo físico, provocando vários fenômenos. Existe a possibilidade também de mentes extrafísicas agirem sobre as nossas mentes físicas, ou como querem os espíritas, mentes desencarnadas agirem sobre mentes encarnadas.
E nesse caso, como nos convoca o Mestre de Lyon, precisamos entender como acontece o fenômeno. Precisamos aprender a distinguir os nossos próprios pensamentos de pensamentos exteriores, pensamentos de mentes extras físicas.
Precisamos nos condicionar a vibrar num teor mais elevado para nos ligarmos apenas àquelas mentes que vibram no mesmo teor. Precisamos manter o nível vibratório melhor, para conseguirmos o nosso equilíbrio físico, e para nos tornarmos elementos indutores ao progresso, realizando a nossa finalidade no planeta terra, nos transformando para melhor, mas auxiliando o planeta nessa transformação, não sendo apenas indivíduos rezadores, mas sendo indivíduos transformadores, tornando a vida no planeta terra uma vida de melhor qualidade, fazendo com que o planeta seja um planeta mais fácil, um planeta de paz, de justiça e de amor.
Essa é a nossa finalidade; não cruzarmos os braços aceitando um suposto sofrimento que exterminaria supostas provas do passado, não é essa a finalidade. A finalidade é atenuarmos o carma negativo do passado, exaltando, desenvolvendo o carma positivo, temos um carma positivo, temos obras boas realizadas no passado. Viemos para essa encarnação para fazermos com que o nosso carma negativo seja exterminado, e que o carma positivo se expresse em facilidades, em vitórias, em alegria.
Para isso precisamos dominar o nosso inconsciente, extirpando complexos de culpa, transformando vícios em virtudes, e nos condicionando a sintonia com aquelas mentes físicas ou extra físicas que vibram em melhores condições em qualquer ponto do universo infinito. Isso é loucura? Não. Quem lê os físicos atuais vê que hoje a física quebra mil barreiras; que, graças à teoria da relatividade, sabemos, como afirma Kardec em “A Gênese”, que o tempo é uma ilusão, que o tempo não existe, que o tempo é uma convenção do planeta terra, que, mesmo no planeta, ele varia de lugar para lugar.
Sabemos que o espaço depende do referencial; que, como diz Einstein, se o indivíduo está num barranco, vê à distância o comprimento de um trem de uma forma, se está dentro do trem vê de outra forma, depende do referencial.
Sabemos, como diz Kafka, que não estamos fechados num quadradinho de fé, num mundo estanque, estagnado, mas num mundo onde a vibração é uma constante, num mundo dinâmico e luminoso, e sabemos, como nos convocam os russos, à semelhança de Jesus de Nazaré e à semelhança da doutrina espírita, que o nosso pensamento pode agir como uma fonte luminosa, melhorando o mundo à nossa volta, melhorando a nós mesmos, a nossa qualidade de vida, e melhorando a qualidade de vida do planeta terra.
Melhores, mais fortes, com maior capacidade de amar, conseguiremos transformar este planeta difícil num planeta melhor, e agora está chegando a hora, porque o esclarecimento não vem apenas pelos espiritualistas, pelos religiosos, mas vem também através dos físicos que se espiritualizam a cada dia, e que afirmam que os místicos estavam certos, e vem também através de Jung e de outros vultos mais fortes, quando Jung no “Segredo da Flor de Ouro”, pede que compreendamos como a Verdade surge em todos os tempos, sobretudo através dos grandes místicos.
A convocação é alegria, a convocação e auxílio ao próximo, a convocação é o desenvolvimento da capacidade de amar, conscientes da nossa força interior. O nosso pensamento luminoso age sobre o mundo à nossa volta, intensifica o crescimento das flores, como provaram os místicos em todos os tempos. Corrige os nossos defeitos físicos, como provam as experiências atuais, como prova Djuna (?), aquela russa que, impondo as mãos auxilia o seu próximo, e consegue o seu reequilíbrio físico.
Um mundo novo, um mundo vibrante, um mundo onde o homem é o grande transformador, o existente atuante, o mundo apresentado pelos místicos, pelos religiosos de todos os tempos, mas reapresentado hoje pela física atual, por biólogos, parapsicólogos, físicos, americanos, alemães, russos, na convocação a que o homem desenvolva uma cosmovisão, uma visão maior, e não fique apenas mergulhado, amarrado ao basco da terra.
É importante compreender a lei do carma na visão espírita: Cheios de ranços do passado, ainda fixados num Deus terrível, criamos um Deus rancoroso - nós criamos, o Deus é outro - mas criamos um velho de barbas brancas que condena. No tempo e no espaço tentamos educar através do temor. Não conseguimos nada. O mundo realmente está incrivelmente necessitado. Esse Deus seria aquele indivíduo rancoroso que castiga cada um. Viríamos nessa encarnação carregados de carma negativo e deveríamos sofrer para extirpar nosso carma. Tudo errado. Não é doutrina espírita.
O Livro dos Espíritos diz, em Leis Morais, num item maravilhoso: Fatalidade. “Fatal, só nascimento e morte. Se uma telha cair na sua cabeça não diga “estava escrito”. Provavelmente ela foi mal colocada.” Viemos para modificar o mundo à nossa volta.
Essa história de cruzarmos os braços, achando que viemos para sofrer e que carregamos carma negativo do passado, essa história é omissão, essa história é comodismo. Essa história é fatalismo.
O homem é o construtor do seu destino. Ele traz uma pré-programação. Mas fatalidade, diz o Livro dos Espíritos, só nascimento e morte.
Em outra resposta, Kardec diz. Nós podemos modificar as situações? E os espíritos respondem: Só o relaxado permanece no mesmo ponto.
Em outra pergunta Kardec diz: Por que os indivíduos nascem mortos? E os espíritos respondem: Pode ser um defeito da matéria.
Quem explica melhor essas idéias é o nosso querido Herculano Pires no livro O Mistério do Ser Ante a Dor e a Morte. Primeira edição Paidéia, página 35, porque como diz Chico Xavier, Herculano Pires foi o metro que melhor mediu Kardec.
Herculano diz assim: Quando vemos um menino com um defeito na perna, os espíritas dizem: O que ele fez na outra encarnação? E alguns de nós já pensamos: Oba, que bom, eu fui melhor que ele, porque eu não tenho defeito nenhum na perna. O que acontece é que o indivíduo plasma o que ele acha que merece. Talvez esse menino com o defeito na perna tenha se condenado a um destino mais difícil do que nós. Muitas vezes nós, na nossa flexibilidade maior, podemos pensar, ah eu fiz isso mas eu vou corrigir de outra forma. Ou então até na inconsciência dos amorais ainda não sofremos nada.
À medida que o ser se conscientiza dos seus erros, ele escolhe como vai pagá-los. A não ser que na inconsciência daqueles que se desequilibraram, ele esteja num estado tão terrível que venha numa encarnação compulsória, carregado como uma criança necessitada, para uma encarnação que, aparentemente mais difícil, é mais fácil do que o estado em que ele se encontrava no mundo espiritual. Aí nascem as crianças da Casa André Luis, que não se sabe se são mais ou menos devedores do que nós. Às vezes, diz o Livro dos Espíritos, o indivíduo que tem uma encarnação mais fácil, é até um mais covarde.
Então, a doutrina espírita ensina: “Não julgueis. Não julgueis para não serdes julgados.”
Também, não vamos ser fatalistas. Se não houvesse a possibilidade de facilitar a vida na Terra, Jesus de Nazaré estaria profundamente errado quando veio libertar os indivíduos do carma negativo.
Ele não viria libertar o cego da cegueira, o paralítico da paralisia, e não viria consolar, alimentar espiritualmente os deserdados da terra. A prova da vivência, da existência de Jesus sobre a terra, é de que a finalidade é libertar da dor.
As conquistas do homem nesse sentido, e nós vemos em três séculos de cirurgia, são no sentido de libertar o homem do planeta terra da dor, felizmente. A dor não existe como lei em Leis Morais. Existe a Lei do Progresso, Justiça, Amor, Igualdade, Liberdade, Destruição e Adoração. Destruição dos seres uns para os outros, dizendo que a destruição vale nos estágios inferiores do ser. A dor faz parte dos planetas difíceis, mas cabe ao homem dominá-la e extirpá-la da face da terra.
Estaríamos aptos a já termos realizado isso. Infelizmente, por nosso egoísmo e nosso orgulho, aumentamos a dor do planeta. Através da anestesia começamos a dominar a dor física. Através da psicologia e da psiquiatria, a dor moral. Cabe ao homem organizar melhor o planeta, através do espiritismo e das várias doutrinas espiritualistas. E o homem aos poucos, já deveria estar apto a fazer isso.
Ah, mas como progrediremos? E quem disse que a dor é tão eficiente? Nunca se sofreu tanto como na terra, as várias guerras, as várias epidemias, e qual o estágio do homem? Muito mais eficiente do que a dor é o esclarecimento, que surge agora também através da ciência oficial. A compreensão e assimilação do homem, da Verdade Eterna, da sua finalidade, como da existência da sua grandeza espiritual. Jesus disse: Sois Deuses e sois luzes – só quando o homem se conscientizar da sua grandeza espiritual, do universo maravilhoso à sua volta, do Deus de amor que nos perdoa sempre e nos ampara sempre, aí o homem conseguirá, compreendendo a grandeza da dignidade humana, ele se envergonhará das suas fraquezas.
No Novo Testamento Jesus fala: Sois Deuses e sois luzes. Sois o sal da terra. Se o sal perdesse o sabor, com que se há de salgar? E fala mais: Podeis fazer o que eu faço, e muito mais.
Podeis fazer o que eu faço, e muito mais. E é nesse sentido que nós nos desenvolveremos, paranormais. Se Djuna, a grande russa, cura o próximo com a imposição de mãos, se Jesus, através do seu pensamento indutor ao progresso, libertava os indivíduos dos males físicos e males morais, este é o nosso destino. Quando o realizaremos? Quando o desejarmos, realmente.
Quando aprendermos a usar os nossos pensamentos. Os monges tibetanos se desenvolvem no sentido de secar o braço, paralisar o fígado, provocar um calor tão intenso que queima o próprio corpo físico. Eles dominam a matéria. É exatamente isso que vamos conseguir. Mas vamos perder horas meditando? Não, nós vamos conseguir dominando o nosso egoísmo e o nosso orgulho através do trabalho em benefício do próximo.
O espiritismo não dispensa as conquistas do homem. Nós nos utilizamos do tratamento médico, da veterinária, da psiquiatria, da psicologia. Herculano Pires diz que, um indivíduo que está com dor nos olhos, e fica só tomando passe sem ver o que é, do ponto de vista físico, não unindo o tratamento físico ao tratamento espiritual, é um inconsciente, porque pode ser um glaucoma, ou pode ser um problema maior. Então a convocação é fortificarmos o nosso espírito, mas respeitando as leis da matéria.
É da interação corpo e espírito que o indivíduo se desenvolve. Mas também é inconsciente um indivíduo que só se alimenta, e vive colérico, enraivecido, não sabe dominar os próprios pensamentos, respeitando as leis da matéria, utilizando os meios que a terra nos oferece; a boa nutrição, a boa música, tudo aquilo que nos auxilia.
Nos ligando ao plano espiritual superior, nós conseguiremos um organismo mais equilibrado dentro das limitações do planejamento do passado e dentro das limitações estabelecidas pelo nosso próprio inconsciente. Então, muitas vezes o indivíduo conscientemente quer vencer, mas inconscientemente ele está dizendo “eu não valho nada, eu mereço sofrer, eu agi errado, eu magoei meu próximo, eu mereço o pior”. Pronto! Não adiantou nada. Ele tem que fazer uma auto-doutrinação, se educar para a vitória, para a felicidade. Felicidade relativa, do planeta terra, mas muito melhor do que infelicidade, que a angústia do homem do século XX, que se entrega ao álcool, à droga, porque não aprendeu o pensamento libertador.
Quando o homem compreender que Deus o criou para a felicidade, que ele é digno, apesar dos erros do passado, de ser feliz no presente, e que vale muito mais ser feliz atuando numa ação transformadora, é muito mais útil para ele e para a sociedade, do que um homem mergulhado em complexos de culpa, gemendo, culpando-se, lesando-se, destruindo-se, em nome de erros do passado, e que vale muito mais esse homem atuante, à semelhança de Madre Teresa de Calcutá, à semelhança de Irmã Dulce, apesar de seus problemas cármicos, de Chico Xavier, do que um homem sofredor e amargurado, com uma resignação paralisante. Isso não resolve nada.
De que vale muito mais um homem que cria, que constrói creches e que trabalha em orfanatos, do que um homem que passa os dias orando, Senhor, Senhor, eu sou culpado, no passado agi errado. Não adianta nada, isso de nada vale.
É como diz Paulo: Se eu falar a língua dos homens e dos anjos e não tiver caridade, eu nada sei. Se eu entregar o meu corpo para ser queimado, e não tiver caridade, eu nada sou. E se eu entregar todo o meu dinheiro aos pobres, e não tiver caridade, isso de nada vale.
Então, é essa caridade que se expressa em amor ao próximo, que só amamos o próximo quando amamos a nós mesmos, que só podemos amar se nos valorizarmos e respeitarmos, e o erro das várias doutrinas espiritualistas, sobretudo nós no tempo e no Espaço, que ensinamos ao nosso irmão, que éramos desgraçados, que devíamos sofrer, que devíamos amarrar silícios na cintura, que não tínhamos direito a felicidade, e não aprendemos a nos amar. Nem a nos respeitar, porque éramos indivíduos terríveis, destinados ao pior, tendo que andar de cabeça baixa olhando a terra. E depois, com o crescimento da doutrina da Verdade Eterna, nós compreendemos que somos indivíduos dignos, deuses de luzes, que devemos caminhar de cabeça erguida olhando as estrelas, que o nosso erro fazia parte da nossa ignorância, e que, de certa forma, foi permitido por Deus, embora tivéssemos nos excedido.
Mas não importa; se erramos, vamos consertar. Através do trabalho e do amor. Mas que o nosso destino maior é nos desenvolver caminhando para mundos melhores e ajudando o desenvolvimento da terra. E dizendo todos os dias a nós mesmos: sois Deuses e luzes, portanto destinados à felicidade.
À medida que pensarmos desta forma, nós nos libertaremos de toda a nossa parte escura. E o homem, sentindo a confiança que cada um deposita no outro, e em si mesmo, nas nossas potencialidades, responderá a essa confiança, crescendo espiritualmente.
A terra está difícil, e nós no passado ajudamos a torná-la um mundo difícil, mas agora, coma mesma força, e com o mesmo empenho, eu farei da terra um mundo mais fácil. Começando pelo esclarecimento meu, pensamentos indutores ao progresso, a maturidade do povo, que começará a escolher melhor os seus dirigentes, que cumprirá seus deveres, exigirá seus direitos, que não se julgará condenado a um massacre, que não será uma massa morta obedecendo líderes inconscientes.
O momento difícil, o momento terrível, vai passar; tudo passa. Atravessamos momentos piores em outras encarnações. E o momento difícil hoje será o momento menos difícil amanhã, e pode sê-lo agora, se nós nos ligarmos a Irmãos Mais Velhos, de qualquer ponto do universo.
Não adianta nada, no momento difícil, começar a reclamar, fechar a cara e xingar. Vem a doença. E aí o momento vai ficar duplamente difícil. Todos aqueles problemas em potencial, que poderiam se manter como tal eclodem, se criarmos um estado desagradável. Vamos treinar. Nem sempre é fácil, mas é indispensável treinar um estado especial de vibração, confiança, otimismo, certeza da vitória. Pensamentos melhores. O auxílio da boa música, de um bom livro, de um bom filme, tudo bom ajuda. Porque, realmente, se num momento difícil nós escolhermos um livro difícil, ou escolhermos um filme infeliz, aí o momento ficará mais difícil.
Sintonia vibratória. Ligação com mundos mentais que estão esparsos pelo universo. O pensamento não conhece distâncias e para o pensamento não existem barreiras. Quem diz é o grande sábio russo Vassili: o pensamento é uma energia desconhecida que nada consegue deter; nem barreiras elétricas nem eletro magnéticas. Portanto, que nosso pensamento parta luminoso, ligando-se a pensamentos do mesmo teor que venham nos enriquecer, em alegria, em esperança, em otimismo. Em capacidade de amar. E vamos dissipar a idéia de que somos profundos devedores do passado; Deus não é cobrador. Deus é amor. Não é tampouco um velho de barbas brancas com um livro de contas, estabelecendo o que vamos passar, com todas as correções. Deus é misericórdia, é atenuação de provas, é amor. É só estabelecermos a sintonia necessária, para modificarmos os problemas da face da terra.
Einstein disse: “Eu creio em Deus, Deus existe”, e o interessante é que ele não acreditava na sobrevivência da alma, mas ele acreditava em Deus. E os físicos atuais admitem uma inteligência organizadora, porque realmente o caos não cria nada. Existe uma organização no aparente caos da terra; o nascimento, o desenvolvimento do ser, a morte, o desenvolvimento das plantas, o ciclo das águas, o movimento dos átomos que não se chocam, e principalmente, o relacionamento da matéria com a antimatéria, que deveria causar uma explosão, de elétrons positivos com negativos, e que convivem em harmonia, porque existe uma inteligência organizadora, existe uma harmonia em todo o universo, e só pode ser fruto de uma organização, se não aconteceria o caos.
E a filosofia existencial espiritualista espírita traz essa compreensão de Deus, inteligência suprema do universo, causa primária de todas as coisas, que Herculano Pires explica num livro sublime – Concepção Existencial de Deus. E ele encerra na contracapa assim: ninguém julga o ser no aqui ou no além. É o próprio ser que se julga e se condena. Deus é amor. E atenua sempre as nossas provas. E dentro do livro ele diz: Criamos um Deus terrível, imaginamos que Deus nos teria nos colocado num aquário, onde os seus capatazes estariam de chicote a mão para nos castigar. Não é nada disso. Deus é amor. E A Gênese, de Allan Kardec, diz que se os homens agissem sob as leis de Deus, seriam felizes sobre a terra, e evitariam os males mais amargos. E diz ainda: a maioria dos males é criação do homem. A guerra, a fome, o desespero, a dor.
Quando organizarmos melhor a terra, extirparemos esses males criados por nós, e que devem ser extirpados pelo homem, então teremos dominado as dores físicas, teremos exterminado os problemas físicos através do desenvolvimento mental, e aí evoluiremos, dentro das leis, do amor, do trabalho, do progresso, da liberdade, da igualdade e adoração. Será um desenvolvimento tranqüilo e feliz, porque embora a dor seja o último recurso, o recurso que o espírito rebelde exige para ele mesmo, à medida que crescermos entenderemos que a dor é o pior recurso, o pior método didático, só usado por aqueles que não conhecem outros métodos, mas que a Lei Maior é de amor, de progresso e de trabalho, e através dessas leis nós nos desenvolveremos para uma terra melhor, mais justa e mais feliz.

Heloísa Pires
Palestra proferida em 23.11.1988 no Centro Espírita Cairbar Schutel em São Paulo
 "Por se tratar de conteúdo de terceiros, este material tem a finalidade exclusiva de estudo, pesquisa e divulgação da doutrina espírita, e não pode ser comercializado. A reprodução deve respeitar a integridade e autenticidade do texto, e mencionar a fonte (palestrante e endereço do site)."

*******

Fonte: O que os Espíritos Dizem - http://oqueosespiritosdizem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário