Eternidade

Eternidade

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os nossos chacras e as doenças de retenção



Vivemos num momento histórico delicadíssimo.

Não podemos aqui tratar de todos os temas que a complexidade e a sofisticação do mundo moderno nos pede, mas desejamos apenas abordar o problema das doenças de retenção.

São distúrbios de ordem metabólica, de natureza crônica que ocorrem em qualquer idade e obedecem a uma desordem no processo do metabolismo espiritual.

Nosso viver é simples. 
O metabolismo do corpo biológico é preponderantemente anabólico ou construtivo até os 20 ou 30 anos.
É equilibradamente anabólico e catabólico ou destrutivo a partir dos 30 anos e até os 50 anos.
E é predominantemente catabólico a partir dos 50.
Estes limites são variáveis, levando-se em consideração caracteres genotípicos, isto é a predisposição de cada história genética que existe em cada ser; e fenotípicos, levando em consideração o estilo de vida e da cultura de cada indivíduo.

Do mesmo modo, a biologia espiritual tem um metabolismo que faz com que em uma parte da vida o circuito energético desça do alto da cabeça até o ânus e vice versa.

É natural, assim que a criança viva o desenvolvimento de sua sexualidade em etapas reconhecidas por estudiosos como Sigmund Freud e conhecidas como fase anal, fase genital, fase oral. Esta evolução da sexualidade é representada pela passagem da energia vital pelos chacras ou centros de força que correspondem em nosso corpo físico às glândulas endócrinas, "ligando-as", isto é, ativando-as para o pleno funcionamento do ser vivo. 

Viver é despojar-se de alguma coisa.

A fase do anabolismo espiritual é a fase da assimilação das forças espirituais da vida que recebemos de nossos pais.

A fase do equilíbrio anabólico-catabólico espiritual é a fase em que precisamos administrar os nosso valores espirituais, a nossa vontade, o nosso instinto, os nossos vícios, a fim de que nos despojemos deles ao fim de nossa existência.

A fase catabólica espiritual é de administrar o que já se fez e raramente uma decisão de peso é tomada nesta fase pelo espírito de mediana evolução espiritual. Raros os valorosos espíritos que podem tomar decisões no ocaso de sua vida.

A Retenção é um processo de obstrução à natural canalização do nosso princípio vital. Este princípio precisa fluir dos chacras básicos para os chacras superiores, isto é dos centros de força que nos ligam à terra, para os centros de força que nos ligam aos planos mais altos da criação.

Frequentemente o ser humano não quer sublimar a sua energia e produz as Doenças de Retenção, ou seja de obstrução do fluir natural destes impulsos eletromagnéticos para centros acima do abdome. 

O Envelhecer é também o lento desligar de certos centros como os básicos da digestão e o do sexo.
Ao longo do tempo o nosso metabolismo diminui a velocidade e o ser humano precisa comer menos. Precisa ter menos voracidade.
Precisa salgar menos a comida, comer menos doce, usar pouca gordura.

Paralelamente, necessita diminuir um pouco o seu ritmo e a sua fúria sexual.

Se nós não fizermos força nenhuma, a tendência do organismo é acalmar lentamente o apetite voraz e a instintividade sexual exacerbada.

A própria natureza se incumbe de nos preparar para uma nova existência menos dominados pela autoridade dos instintos.

O perigo é o homem ou a mulher entregar-se à terapia de reposição hormonal na terceira idade, que visa nada mais, nada menos que re-ligar os chacras básicos e reativá-los. Na desculpa de que isso é importante para o nosso corpo, vamos fomentando técnicas de exaltação da fora em detrimento do conteúdo. Vamos também retendo o fluxo nos chakras básicos, uma vez que o seu caminho normal seria o seu caminho ascendente . 


Fonte: Espiritismo Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário