Eternidade

Eternidade

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Entendimento Espírita



Conhecimento Espírita


Na verdade todos nós de alguma maneira saímos um pouquinho da Terra e sentimos espiritualmente a realização destes trabalhos. Ele é feito primeiro no mundo espiritual e se reflete aqui, entre nós, em favor de todos. Alguns já devem mais, por isso mais tem que trabalhar, tem que produzir, e para resgatar nosso passado faltoso nada melhor do que o trabalho no bem. Dentro desse trabalho, dessa atividade, sem dúvida todo o ser humano tem um pouco de inteligência, liberdade para optar. Nós trabalhando na seara espírita, nós recebemos muito, logo temos direito a um passo a frente na evolução. É dando que se recebe, é amando que seremos amados, é servindo que seremos servidos, e sempre levando luz onde há trevas. Quem leva luz é a primeira pessoa a ser iluminada.

É de inteligência então que nos candidatemos ao trabalho do Evangelho do Cristo à luz da doutrina espírita, que possibilita a todas as criaturas a serem úteis, em nome do Cristo, por amor à Deus, sobre todas as coisas e a Deus como a si mesma. Essa é a caminhada do ser humano, hoje, amanhã ou depois, a opção é nossa, mas quanto mais tempo nós deixarmos passar, naturalmente mais tempo estaremos perdendo na evolução. Tudo que nos facilita a vida e na vida, nós temos obrigações de passar para o nosso próximo, a fim de que ele ouvindo as clarinadas, acorde mais depressa, desperte mais depressa o Espírito, dono da vida, para o trabalho de renovação espiritual.

Quanto mais nós permanecermos inertes, indiferentes às leis de Deus, mais o sofrimento vai tomando conta da nossa vida. Não quer dizer que o estudante, o trabalhador espírita não tenha problema. O problema existe porque ele é do mundo e nós estamos no mundo. Mas ele não tem força sobre o trabalhador da seara espírita. Ele existe porque nós temos deveres com ele, temos débitos, mas temos condições, nós os espíritas, os estudantes da Boa Nova, nós temos condições de evitar o problema, de se fortalecer diante do problema e os mentores espirituais trabalham muito mais do que os encarnados. Quando eles registram em você o esforço para o seu aperfeiçoamento, eles se aproximam de você, eles lhe dão energias novas, pacificam sua alma, iluminam suas decisões.

Às vezes a pessoa é boa, mas não é esclarecida, então ela erra muito, embora tenha boas intenções. É preciso esclarecer as intenções. Por isso Jesus veio à Terra. Antes do Cristo a humanidade ouvia falar em Deus, o Poder Maior, mas era uma coisa abstrata, uma informação distante do entendimento do ser humano. Quem mandava mesmo era o poder da Terra. Veio Jesus para ensinar que o Amor e o Perdão são forças poderosas para se manter em paz e alcançar o progresso. Mas as religiões materialistas embora com o título de cristãs, deixaram a marca da cruz. As pessoas passaram a ter medo de seguir Jesus por causa da cruz. Logo depois veio a doutrina espírita nos libertando da cruz. Nos mostrando que nós somos Espíritos eternos, imortais, que nós somos Espíritos livres para optarmos para o bem. Informou que a cruz era coisa do homem e não de Jesus. Jesus nos oferece liberdade, nos oferece a chance do progresso, a alegria de sermos felizes, porque fomos criados por Deus para sermos felizes. A doutrina espírita nos libertou do túmulo, nos informando que o Espírito vence o túmulo, porque vence o corpo físico e nos dá a educação de vida espiritual para sermos felizes aqui e termos luz e entendimento na pátria espiritual. Então agora já não vem outra mensagem, é a doutrina dos espíritos. É um código moral que Jesus deixou depois que ele voltou à Pátria Espiritual. “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Perdoa sempre que for necessário. Cada ofensa que lhe faça perdoa setenta vezes sete vezes. Se ofenderam você outra vez, torne a perdoar setenta vezes sete vezes, que você está se libertando do sofrimento. Você está vencendo a maledicência e a maldade do mundo, para viver na paz que o Cristo nos informou: “Minha paz vos dou”. Se nós queremos ter vitória sobre o mal, nós precisamos seguir os exemplos de Jesus, esquecendo a cruz, esquecendo os sofrimentos que são imposições do mundo ainda materialista, mas nós estamos vindo de Deus, com a responsabilidade de divulgarmos as Leis de Deus e vivencia-las embora o sofrimento exista.

Vamos vivenciar as Leis de Deus perdoe sempre aquele que te ofenda. Perdoar como? Abraçar, beijar... não... esqueça, esqueça a ofensa e faça o bem, responda o mal com o bem e não tenha medo porque o mundo não vai poder te maltratar. A maledicência existe, mas não vai afetar a sua individualidade. Ame e perdoe e ajude. Seja feliz com a felicidade do próximo. Se o próximo está chorando, ofereça-lhe um lenço para lhe enxugar as lágrimas. Fale com essa pessoa alguma coisa que a doutrina te deu, para que as lágrimas deixem de ter razão de existir, embora o problema exista, porque ele faz parte do mundo e a humanidade ainda não segue as Leis de Deus. Mas Jesus é o advogado maior, sublime, de Deus, que está junto ao Planeta Terra, para ajudar o homem a seguir-lhe as orientações se libertando então da maldade do mundo e vivendo em contrapartida, vivendo a mensagem de Deus.

Se o mundo é negativo, você é positivo, é sadio. O mundo está desligado de Deus ofendendo e maltratando, você está ligado a Deus ajudando, amparando, protegendo. Isto é inteligência, isto é poder. O poder não é você recebendo um tapa, você dá um, dá dois, repetindo o mesmo erro. Não. O poder é da humildade. A humildade é poderosa. O amor é altamente poderoso, ainda sublimado pela misericórdia de Deus, porque ele é herança divina. Então nós precisamos aprender a viver as Leis de Deus e isto é vacina contra os sofrimentos, os males morais, físicos, quer seja doença do corpo, quer seja doença social, familiar... A mensagem do Cristo é vacina contra todos esses males que são amontoados no mundo, amontoados nos corações, inseridos na maldade da Terra, desconhecedores das Leis de Deus.

Então a doutrina espírita é isto.  É Jesus de volta e abraçando, trazendo com clareza as Leis de Deus, o porque Jesus veio a Terra, porque ele se deixou crucificar, para mostrar para nós até onde deve ir a resistência do bem, o poder da humildade, a força do perdão, para que salvemos então o mundo. As Leis de Deus precisam salvar o mundo da maldade, da corrupção. Mas nós somos mensageiros de Deus na Terra, nós somos missionários de Deus na Terra, nós somos tarefeiros do Cristo na Terra, precisamos entender isso, com amor, com humildade, com simplicidade, amparando sempre e agradecendo a Deus a volta do irmão que estava perdido. Não é só o irmão carnal, mas o irmão espiritual, o irmão de tarefas, o irmão de caminhada que retornou ao redio, retornou ao nosso meio, ao nosso coração. Aí a gente tem aquela alegria de abraça-lo. Então você está todo o dia comigo. Então fala bom dia, dormiu bem?  Ao outro...  Oh que beleza, você está aqui, que saudade! Isto é coisa de Deus. A pessoa precisa se sentir acolhida, se sentir abraçada. Então você faz parte do trabalho. Então não é sensacional você estar porque você é o trabalhador, você é o filho presente, você é o filho que todo dia ... bom dia pai, bom dia mãe... então a alegria já está inserida na nossa presença, na nossa convivência.

Agora o outro que abandonou o lar, abandonou a família, o dia que ele volta, é evidente que os irmãos, a família, os vizinhos, os amigos se reúnam para glorificar a misericórdia de Deus que passou a se fazer naquela alma, aquele entendimento. Não importa que seja pela dor, mas é um entendimento. Mas se nós nos abraçamos por amor, se nós damos um bom dia de agradecimento a Deus porque estamos juntos no trabalho da seara, nós somos o trabalhador, nós somos a seara, nós somos os representantes de Deus. Não precisamos de aplausos, porque o mundo espiritual já nos aplaudiu. Não precisamos de tanta festa, o mundo espiritual está em torno destas pessoas, verdadeiramente em festa divina.

Então isto precisa acontecer na Terra, todos juntos ajudando aqueles que estão abandonados. Todos unidos em torno desta verdade divina que voltou para o nosso coração, através da manjedoura, que repercute em nossa alma; através da mensagem dos Espíritos que não nos abandonam; na mensagem de Deus, ajudando aqueles que nunca ouviram a mensagem espiritual, que nunca ouviram uma palavra de esperança. Olha você é eterno, você não morre, quem fica no túmulo é a sua roupa suja, velha, estragada. Você vai continuar vivendo, você vai retornar para o nosso convívio. As pessoas não sabem. Nós precisamos aprender para ensinar. A gente perde o medo da dor. Perde o medo do sofrimento, porque nós estamos fazendo dele o reencontro com Cristo, o reencontro com Deus. Mas se nós pudermos fazer todo esse reencontro com sorriso, com saúde, com alegria, já é a vitória do bem sobre nós mesmos. Vamos manter a nossa paz íntima, na certeza da vitória do bem a que nós estamos nos propondo a fazer parte, a dar força a esse poder espiritual para que ele seja maioria na Terra. O bem!


Jesus a todos os abençoe, agora e sempre.


Por D. Isabel Salomão de Campos – Diretora Presidente da Casa do Caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário