Eternidade

Eternidade

sábado, 31 de outubro de 2015

Considerando a Fé






A fé é uma necessidade espiritual da qual não pode o espírito humano prescindir.

Da mesma forma que o corpo haure no ar e no pão os recursos de manutenção e preservação do patrimônio celular, o espírito necessita da fé que vitaliza e renova, dinamizando forças de difícil classificação que encorajam tonificando a organização física e psíquica na tarefa valorosa de progredir.

Alimento sutil, a fé é o tesouro de inapreciado valor que caracteriza os homens nobres a serviço da coletividade.

Graças a ela renova-se a face da Terra, consomem-se os abismos na voragem do realizar, modificam-se paisagens, alteram-se feições... com ela cessam agonias, retemperam-se ânimos, multiplicam-se luzeiros, erradicam-se males...

Estrela, clareia noites da alma.
Chama, aquece corações.
Pão, nutre esperanças.
Roteiro, conduz vidas...
Conhecê-la, guardando-a no íntimo, é tarefa que a todos nos devemos impor, no abençoado desiderato de nossa imortalidade intransferível.
"Se tivésseis fé" - disse o Senhor.






Seguro da existência de terras do horizonte do mar, Colombo avançou, intimorato, e descobriu a América, apesar de todos os opositores.

Cônscio do dever, Damião de Vesteur, jovem sacerdote belga, abandonou sua pátria e demandou Molokai, onde a lepra fizera seu reduto, e abriu novos horizontes à fraternidade, malgrado o cepticismo de todos.

Fascinada pelo amor fraternal, Florência Nightingale deixou as fantasias feminis e demandou a Crimeia, elaborando com a sua filantropia invulgar as bases a futura Cruz Vermelha Internacional, lutando contra todos...

Alexandre Yersin, pesquisando, entre sarcasmos e ironias, identificou o bacilo específico da preste, apesar das dificuldades enfrentadas.

Denis Papin, em Mundern, acompanhou desolado a destruição do seu barco, por todos considerarem impossível a aplicação da máquina a vapor de pistão para a navegação, mas não desistiu.

Jesus, ante a mulher sírio-fenícia, lecionou a grandeza da fé. E ante o cepticismo dos que o seguiam, levantou da sepultura Lázaro que dormia, para atender ao confiante apelo de Maria, irmã do cataléptico...





 
Não esperes que a fé te busque o país da alma, qual hóspede inesperado que chega, após viagem bem sucedida.

Examina a aflição que te alcança o domicílio mental e lança-te no intrincado meandro do estudo das causas, do culto da oração, meditando para discernir e discernindo para acertar.

A fé não se doa, não se transmite.

Chama divina arde em todas as almas, aguardando o combustível do esforço de cada um para agigantar-se e clarear por dentro como mensagem de Deus.

Mediante as lições do Espiritismo aprendes, através dos impositivos do raciocínio, que "fé legítima só o é aquela que pode enfrentar face a face a razão..."

Raciocina crendo, e, se te faltarem os tesouros do discernimento ideal, crê por amor e dá-te ao amor de nosso Pai que tudo nos dá, deixando-te arrastar pelos rios da bondade e do bem em favor de todos, transformando-te em lume e calor para as horas de sombra e frio, no imenso caminho por onde segues, até que duas alvas mãos, como asas angelicais, tomem as tuas mãos e pela libertação desencarnatória te conduzam aos infinitos limites de consciência livre, onde, feliz, constatarás em paz a resposta da fé, virtude libertadora.
 
 
 

por Joanna de Ângelis, livro: Lampadário Espírita
Médium: Divaldo Franco


Nenhum comentário:

Postar um comentário