Eternidade

Eternidade

sábado, 8 de novembro de 2014

Experiências novas



Nunca desdenhes das provações e dos desafios que te surpreendem pelo caminho da evolução.
São eles os encarregados de facultar-te experiências novas mediante as quais adquirirá maior soma de conhecimentos e de iluminação.

As provas e expiações constituem valioso recurso da Vida para a reabilitação dos teus gravames cometidos ao longo da marcha ascensional. Muitas vezes se te apresentam como dores e solidão, amargura e dificuldade, mas que te ensejam avaliar a qualidade dos tesouros de que dispões e que a negligência ou a ignorância não te permitem identificar o valor real de que são portadores.

Todos os indivíduos possuidores de discernimento sabem do significado espiritual da existência terrestre, devendo cada um investir os melhores recursos, a fim de desenvolver as possibilidades na edificação de si mesmo. Para que os tentames sejam felizes, surgem os desafios, que se apresentam de maneira variada, ensejando a conquista de experiências enriquecedoras, antes que surjam os sofrimentos necessários para o despertamento da realidade.

As plantas enrijecem as fibras através dos ventos que as açoitam.

Os metais tornam-se mais resistentes graças às temperaturas elevadas.

As gemas preciosas adquirem brilho mediante a lapidação dilaceradora.

Assim também o caráter humano, que se aprimora cada vez mais, por meio dos sacrifícios e das lutas que são empreendidas, fortalecendo os sentimentos que se enobrecem, desenvolvendo as aspirações iluminativas que se encontram em germe.

Toda ascensão é realizada mediante os tributos de abnegação e de aflições que dizem respeito ao esforço aplicado durante o tentame.

Ninguém atinge as cumeadas sem passar pelos diferentes níveis que lhe dão acesso.

Por isso mesmo, a existência física é mais do que uma aventura, constituindo-se um aprendizado metódico e continuado que se realiza através da observância dos seus programas educativos.

Não cessam, desse modo, as oportunidades de crescimento interior e de aquisição de sabedoria.

Cada experiência nova, mesmo quando assinalada por sofrimentos, se devidamente considerada, transforma-se em conquista de alta magnitude.

O aguilhão da dor em muitos casos é o estímulo necessário para que o ser humano abandone o marasmo em que se demora, mudando de atitude perante os acontecimentos nos quais se encontra envolvido.

Nesse processo de evolução inevitável, é impossível a apatia que, na condição de reação psicológica resultante da rebeldia interior, deve ser vencida a qualquer preço.

Não te detenhas, pois, na contemplação dos territórios emocionais e culturais conquistados. Ainda dispões de muitas áreas que aguardam arroteamento, ensementação e cuidados.

Empreendida a batalha de auto-sublimação, todo ensejo é propício para o burilamento pessoal e o crescimento espiritual.

Movimentando-te entre pessoas que constituem o teu círculo familiar, social e humano, utiliza-te com sabedoria do ensejo e amplia os relacionamentos, auxiliando o organismo coletivo com as tuas palavras, os teus exemplos de amizade, de compaixão e de solidariedade. Há muito sofrimento escondido sob tecidos custosos e de aparência cuidada.

Nem todos têm coragem de assumir as próprias aflições e buscam disfarçá-las nos jogos da ilusão ou ocultá-las sob máscaras de prazer e agressividade.

Se souberes compreender o teu próximo e conceder-lhe as dádivas da compaixão e da amizade, ele se te acercará buscando apoio e esclarecimento, ajuda e forças para não desfalecer ou deter-se na rampa da alucinação que já o sitia.

Aquele que conquista a fé em Deus e compreende o significado existencial possui um tesouro de indiscutível qualidade.

O mundo encontra-se referto de indivíduos que se movimentam automaticamednte sem direção nem objetivo existencial.

Não se permitiram as experiências novas que os credenciassem à conquista de mais expressivos recursos de auto-iluminação.

Deixaram-se consumir pelo desencanto ou se permitiram desistir de tentativas desafiadoras.

A existência carnal tornou-se-lhes tediosa porque não alcançaram alguns dos objetivos que perseguiam e acreditavam ser essenciais à felicidade, sem que se dessem conta do sentido profundo da perda, que encerra ensinamento em torno dos legítimos valores. Não poucas vezes, aquilo que se apresenta como dádiva da vida pelo prazer que proporciona, após vivenciada a alegria, transforma-se em calvário de dor e desespero, à medida que se desveste da ilusão, apresentando a outra face, aquela que se encontra ignorada.

A cada instante, relacionamentos afetivos que se iniciaram sob juras de fidelidade e constância, transformam-se em labirintos escuros de sofrimento e de desar ou fogueiras abrasadoras de revolta e de crime.

Funções de destaque na sociedade, que exaltam o personalismo e a vaidade, subitamente se convertem em cárceres de dor e desastre moral.

Riquezas invejáveis que adornam o ser com projeção no mundo e ambições crescentes, escondem conflitos íntimos e medos não dimensionados que o aturdem continuamente.

No sentido oposto, situações difíceis e afligentes, passados os períodos iniciais de provas rudes e testemunhos necessários, transformam-se em harmonia e bem-estar, auxiliando na consolidação do equilíbrio e da alegria de viver durante todo o transcurso da existência física.

Resignação, portanto, ante às dores e decepções, não constitui submissão masoquista ou acomodação irresponsável, porém mecanismo de sabedoria para melhor enfrentar futuras ocorrências que se encontram programadas em todas as vidas.

A reencarnação tem finalidade superior. Não apenas oferece ensejo para reparação dos males que foram praticados, mas sobretudo para a conquista de novas experiências que se incorporarão ao patrimônio do Espírito para seguir Jesus por todo o sempre.

Quem se recusa a empreendimentos novos permanece na estagnação do já conquistado.

Sê tu que avança, confiante e responsável, aprendendo mais e produzindo melhor.

O Espírito é um conquistador do infinito. Não te bastem as realizações conseguidas, segue além.

Toma Jesus por Modelo e apoia-te nEle, seguindo a trilha que te deixou, convidando-te para alcançar o reino de Deus.

A existência na Terra é um contínuo convite ao aprimoramento moral e incessante proposta de desenvolvimento interior.



Pensamentos extraídos da mensagem Experiências Novas, recebida em Hoorn, Holanda, 15 de maio de 2001.

por Joanna de Ângelis e Divaldo P. Franco
Obra: Nascente de Bênçãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário