Eternidade

Eternidade

domingo, 4 de setembro de 2016

Benefícios da Prece



Há no universo, segundo a Doutrina Espírita, dois princípios: o princípio material e o princípio inteligente.

O princípio material é aquele responsável por formar a matéria e toda a sua variação, a partir de uma única partícula elementar, que origina todas as outras conhecidas ou não pelos seres humanos. A nossa ciência ainda não a descobriu...

Já o princípio inteligente é aquele que me faz escrever esse texto agora. É o pensamento! A inteligência desenvolve-se ao longo do tempo, e é um dos atributos do que chamamos Espírito.

Além desses dois princípios, há um terceiro que é o intermediário dos outros dois. Chama-se fluido cósmico universal e é considerado semi-material.

A Doutrina Espírita informa que o Espírito (princípio inteligente) evolui ao longo das eras, e que, criado simples e ignorante, modifica-se após longas incursões na matéria (princípio material). 

Para que isso se dê, o fluido cósmico tem que operar... Em cada mundo ele se apresenta diferente. É ele quem "liga o Espírito à matéria". Ele também é responsável por formar biologicamente o que chamamos de perispírito.

Esse fluido é um grande oceano invisível aos nossos olhos humanos, mas imprescindível à nossa sobrevivência e é nele que nossas preces "caminham".

A comunicação entre os espíritos se dá pelo pensamento e vibração. Sempre que penso coisas boas sobre eu mesmo, sobre o mundo e sobre as pessoas, crio uma atmosfera que me envolve e vibra harmonicamente, trazendo paz. O contrário também existe... É dessa maneira que a prece funciona.

Quando elevamos o pensamento e buscamos harmonia pela prece, amigos espirituais vêm em nossa assistência, tentando, de alguma maneira, contribuir para o nosso equilíbrio. Esse hábito deve ser permanente e diário, devido ao fato de termos inúmeras dificuldades cotidianas nos processos de evolução individual e coletiva que estamos submetidos.

A prece nos liga ao que há de melhor em cada um de nós e nos traz inspiração sobre as demandas das nossas vidas. Apesar de a ação caridosa nos aproximar mais fortemente do amor divino, a prece nos faz senti-Lo mais intimamente, despertando O Divino em nós.

Mas a prece não pode ser feita sem emoção, sem humildade e sem compaixão. Deve ser uma conversa franca e amigável, como um filho que conversa com o pai, sobre seus dramas, mas também o agradece pelo aporte que recebe.

Quando as preces são direcionadas aos desencarnados à quem temos afeição, buscando lembrar-lhes que ainda os estimamos e desejamos paz na nova situação que vivenciam, recebem-na como fluido benéfico como um bálsamo para a saudade que sentem. O contrário também existe... Há, na música popular brasileira, uma canção, feita pelo querido Luiz Gonzaga, que denota bem isso:

" Se a gente lembra só por lembrar, do amor que a gente um dia perdeu. Saudades assim é bom pro cabra se convencer que é feliz sem saber, pois não sofreu.
Porém, se a gente vive a sonhar com alguém que se deseja rever. Saudades assim é ruim, eu digo isso por mim, que vivo louco a sofrer."

Portanto, busquemos a oração! Façamos dela nossa companheira diária nas lutas humanas. Lembremos que esse recurso é essencial para nossa saúde mental, emocional e espiritual. E não nos esqueçamos de orar pelos que amamos, mas também pelos que não gostam de nós.

E você, já orou hoje?

Lucas.
Fonte: CACEF - Casa de Caridade, Esperança e Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário