quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Higiene da Alma


Como sabemos, somos Espíritos ("Centelhas inteligentes do Universo" - L.  Esp.  # 23), criados por Deus ("Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas" - (idem, # 1) simples e ignorantes (idem, # 115), todos destinados, por esforço próprio, à perfeição máxima adequada à Criatura.


Através de vidas sucessivas, adquirindo experiências e a aprendizagem delas decorrentes, exercitando nosso livre-arbítrio no bem, muito auxiliados pelos benfeitores amigos, vamos, por mérito individual, paulatinamente ascendendo a patamares superiores de elevação, percorrendo assim o irresistível trajeto rumo à luz, à felicidade, isto é, ao Pai.


E, para cada reencarnação, necessitamos "usar" um "uniforme de serviço", a fim de trabalharmos na Terra; por conseguinte, recebemos o corpo físico, valioso tesouro classificado por Jesus como "Templo do Senhor", e sobre o qual Joanna de Ângelis afirma: "O corpo físico é veículo com que a Divindade honra o ser facultando-lhe a ascensão aos planos celestes." (livro "Messe de Amor").  Cabe-nos, portanto, zelar por ele, conservando-lhe o equilíbrio e o bom funcionamento.


Desse modo, aprendemos a higienizá-lo diariamente, eliminando células mortas e excesso de gordura, evitando fungos, micoses e contágios vários.

Também vamos ao médico quando sentimos que algo nele não está bem.  Após a consulta, esforçamo-nos para, por exemplo: tomar os remédios indicados, nem sempre agradáveis, como injeções; passar por cirurgias; seguir dieta alimentar adequada ao problema apresentado; praticar exercícios físicos específicos (ginástica, jogging, hidroginástica, etc.); fazer uso de determinados aparelhos (fisioterapia, acupuntura, radioterapia, etc.); às vezes, utilizar próteses (de quadril, de joelho, etc.); seguir as indicações de repouso ou de resguardo.  Além disso, prevenindo problemas maiores, tomamos vacinas várias e fazemos exames (laboratoriais, de imagem, biópsias, etc.).

Contudo, não raro esquecemos de cuidar de nós mesmos, Espíritos que somos, não nos higienizando e tratando intimamente como deveríamos... Lembremos Angel Aguarod no livro "Pequenos e grandes problemas", no cap. 9: "Deveis procurar, acima de toda higiene aconselhada por vossos profissionais, a Higiene da Alma, que é uma vida isenta de vícios e ao abrigo de todas as paixões inferiores".


Consequentemente, apliquemos espiritualmente os mesmos critérios e providências que usamos quanto ao corpo físico: ir ao Médico Divino, Jesus, que nos oferece gratuitamente o seu Evangelho com magníficas e salutares receitas e medicamentos para todos os problemas e situações; dedicar-se a auto conhecer-se, fazendo seguidamente uma auto avaliação completa e leal, identificando seus problemas morais, facilitando dessa maneira o próprio tratamento; entender o recado da dor, aprendendo com ela, pois só há dor quando reajustes são indispensáveis; fazer dieta mental, alimentando-se de ideias sadias (livros, estudos, conversação...), educando o pensamento para que ele seja sempre construtivo; praticar constantemente exercícios físicos (trabalho no bem) e psíquicos (controle das más inclinações); empregar aparelhos e próteses imprescindíveis: "mordaça" para a maledicência; "muletas" para mover-se melhor no auxílio aos semelhantes; "lentes de aumento" para enxergar melhor os outros, nossos irmãos de Humanidade; "aparelhos auditivos" não só para ouvi-los mais fraternalmente em seus sofrimentos, mas também para escutar os conselhos dos abnegados Benfeitores desencarnados; "moduladores de voz" para serenar, esclarecer, consolar e perdoar os próximos do caminho; resguardo espiritual, como atenção, vigilância, prudência, bondade, a fim de manter o equilíbrio mental...


Ademais, como medida preventiva e de manutenção da saúde espiritual, vamos tomar as "vacinas" do amor e do aprendizado autêntico da lei de Deus (previnem contra os erros...), ingerir vitaminas e fortificantes morais (mediante mensagens e roteiros edificantes), conservar a alimentação sadia de ideias elevadas conjugadas à ação construtiva no bem; manter hábitos salutares para o espírito, até nos momentos de lazer, pois devemos ser espíritas verdadeiros as 24 horas do dia... E, acima de tudo, cumprir o acompanhamento médico: seguir Jesus!


Lembremos que há interação espírito-corpo físico, e que, quando infringimos as leis divinas, plantamos problemas para nosso corpo somático também...
 
Como fazer essa higiene da alma, esse tratamento essencial?  Paciência, perseverança, equilíbrio da vontade nesse esforço para a auto renovação!
 
Reconhecer, com gratidão, a ajuda inestimável de Jesus e dos Benfeitores queridos, seus embaixadores de amor, alguns mesmo encarnados junto de nós para nos ensinar com suas palavras e seus exemplos!
 
Sem dúvida, não nos é fácil agir assim... Mas só depende de nós... E certamente podemos realizá-lo!
 
Vamos por conseguinte, construir o bem dentro e fora de nós, envolvidos por Jesus, nosso generoso Irmão Maior, sempre ao nosso lado, nunca desistindo de nós!... 



Fonte: A Era do Espírito, por Ivone Molinaro Ghiggino

Nenhum comentário:

Postar um comentário