Eternidade

Eternidade

domingo, 10 de maio de 2015

Era meu filho...



Era meu filho..
 
Havia um povo que morava ao pé da montanha. Suas vidas transcorriam em paz, enquanto eles se esmeravam no amanho da terra, cultivando flores e árvores frutíferas.

Formavam uma grande família, onde uns auxiliavam os outros, no cuidado com as crianças, a disciplina aos jovens, a educação da madureza.

No alto da montanha, uma outra comunidade se desenvolvia.

Eram criaturas não tão gentis, nem tão disciplinadas.

Um povo desconhecia o outro, porque as vias de acesso eram íngremes, tomadas por densa mata.

Um belo dia, o povo da montanha resolveu descer ao vale, na busca de riquezas. 

Surpreendeu-se ao descobrir pessoas trabalhadoras, de bom trato e tão solidárias.

Encantou-se com seus pomares e jardins e, por observar como eles enfrentavam tudo com disposição, auxiliando-se mutuamente, decidiram levar uma semente daquela preciosidade para a sua vila.

Assim, escolheram uma criança. Um bebê lindo de olhos brilhantes, através dos quais parecia traduzir a sua inteligência aguçada. E, quando empreenderam sua viagem de retorno, o raptaram, desaparecendo entre a vegetação abundante, montanha acima.

A pobre mãe, ao descobrir o berço vazio, caiu em quase desespero. O Conselho da Comunidade se reuniu. Os homens optaram por se unirem e resgatar o pequenino.

Juntaram provisões, cobertores, roupas quentes, pois imaginavam que à medida que subissem, teriam que enfrentar os ventos gélidos, que soprariam violentos.

Partiram. Os dias passaram lentos e angustiantes para toda a pequena cidade. Os olhos a cada instante se voltavam para cima, no intuito de ver se a expedição retornaria vitoriosa.

Finalmente, os homens regressaram... Mas de mãos vazias. Embora seus esforços, as várias tentativas, eles haviam se perdido entre as trilhas da montanha e não tinham conseguido encontrar o caminho que os conduziria ao povo de cima.

Estavam arrasados, sentindo-se fracassados e até envergonhados em ter que confessar sua incapacidade em vencer a montanha e trazer de retorno o pequenino habitante raptado.

Foi então que um leve choro de bebê lhes chamou a atenção. Voltaram-se todos na direção do som e viram a pobre mãe que tivera seu bebê raptado vir ao encontro deles.

Nos braços, ela trazia um invólucro precioso. Era o seu bebê. Ela estava com as roupas rasgadas pelos espinheiros, a pele queimada pelo frio, mas o bebê estava todo enrodilhado em uma manta, protegido. São e salvo.

Como você conseguiu? Como, se nós, homens vigorosos e treinados em andanças, não conseguimos encontrar a trilha certa e vencer a montanha? Como você, uma mulher, sozinha, conseguiu ir até o topo e resgatar o bebê?

E a mãe, aconchegando ainda mais ao peito o fardo pequenino, sorriu e respondeu:

Muito simples. Eu consegui porque era o meu bebê que estava lá em cima.

*   *   *

De todos os amores que existem na Terra, o amor de irmãos, de amigos, de namorados, de esposos, nada mais sublime que o amor de mãe.

É o amor que ama, mesmo que não receba retorno algum do ser a quem se dedica. Tem a capacidade de sobreviver a todas as tragédias e continuar fiel, mesmo ante guerras de ingratidão e sofridas batalhas de solidão.

Felizes todos aqueles de nós que valorizamos o amor grandioso e incondicional dessa mulher chamada mãe.

 Redação do Momento Espírita, com base no cap. Movendo montanhas,
do livro
Histórias para aquecer o coração das mães, de Jack Canfield,
Mark Victor Hansen, Jennifer Read Hawthorne e Marci Shimoff,
ed. Sextante.
Em 9.5.2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário