Eternidade

Eternidade

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Oração da Caridade




Oh! Meu Deus, dai-me o entendimento para que um dia eu possa compreender o que é caridade. Por mais que reflita sobre caridade ainda não tenho uma ideia a respeito. Faço parte de uma Casa Espírita, mas ainda tenho muitas dúvidas. Aprendi junto a Casa Espírita que frequento que, caridade é dar um pão, um prato de sopa, roupas usadas, um pacote de fubá, um quilo de farinha, mas imagino sempre, mato a fome do corpo dessas pessoas que chegam ao Centro. Mas, e a alma, Senhor, qual é o verdadeiro alimento?

Sempre imaginei meu Deus, que fosse doando o pão para o corpo que aí estava a verdadeira caridade. Hoje, Senhor, tenho dúvidas. Dar um pão, sopa, roupas, não será assistencialismo, meu Deus? A Casa Espírita a qual frequento pratica dessa forma. Mas, no teu Evangelho Jesus, está escrito: “Bebe dessa água e jamais sentirás sede”. Que água é essa, Senhor? Será o conhecimento, meu Pai? Adentrando a teus ensinamentos descobri que só através do conhecimento compreenderei a verdadeira Caridade e a Verdade que liberta.

Mas como fazer as pessoas que frequentam a nossa Casa Espírita, Senhor meu Deus, meu Pai amado, fazê-las compreender os teus ensinamentos?

A Direção da nossa Casa Espírita só acha que a distribuição de donativos é a verdadeira caridade, sem esse trabalho a Doutrina não faz sentido. Eu mato a fome do corpo que não deixa de ser louvável, mas é momentânea. E depois? Agora compreendo que através dos estudos dos teus ensinamentos, tive a oportunidade de entender melhor essa tal água que mata a sede para sempre.

É através dos estudos que vou entender meu Pai, tudo que me acontece neste momento de transição que vivo no corpo nessa existência. A Doutrina Espírita trouxe nesses conhecimentos o esclarecimento da vida que tenho vivido todo esse tempo. Se sofro é porque infringi Tua lei nessa ou em outras existências e tenho que ressarcir meus débitos.

A Doutrina Espírita diz e os grandes pensadores do Espiritismo que caridade é um ato de desprendimento no momento da ação, tem até um trecho no Evangelho que fala disso e mais ainda:  “quando deres uma esmola a alguém, te coloca no lugar do outro, para que o outro não se sinta envergonhado ou humilhado”, isso é empatia meu Deus, tão difícil ainda para eu botar em prática essa atitude.  Se me colocar no lugar de alguém, der ao outro o que quero para mim, como disseste meu Jesus, meu irmão maior.

As minhas carências Senhor, afetivas e materiais ainda são muito grandes. Ainda sinto necessidades de ter, bem antes do ser. Ainda vivo muito apegado a tudo que me cerca e às vezes, esqueço-me da minha própria alma que precisa do alimento para me sustentar, o alimento do esclarecimento. Precisamos meu Deus, passar esses esclarecimentos para as pessoas que frequentam nossa Casa. Tentar explicar os teus ensinamentos para que possam compreender as suas dificuldades e conviver com elas e se tornarem pessoas mais equilibradas, pessoas mais felizes, Senhor Jesus.

Ainda vamos sofrer muito para compreender isso, meu Deus. Tenho que me esforçar bastante para podermos implantar em nossa Casa Espírita um trabalho que faça além de distribuir o pão material ajude as pessoas a receber também o pão para a alma, que é os teus ensinamentos, porque através dos ensinamentos do Consolador Prometido, todos nós um dia poderemos compreender as nossas mazelas e tentar conviver melhor com nossas adversidades.

Meu coração ainda chora e fico triste de não podermos ajudar aqueles que buscam a nossa Casa meu Deus, os nossos companheiros de seara não entendem, mas com luta e perseverança e através do diálogo um dia todas as Casas Espíritas aprenderão a distribuir o alimento para alma, as tuas sublimes orientações, Senhor Jesus.

A caridade, o amor, a indulgência são comportamentos difíceis ainda de compreendermos, até para amar é difícil Senhor Jesus. Não sabemos ainda amar, quando amamos o sentimento é mais egoísmo do que amor. Imagino o que é “Fora da Caridade não há Salvação”. Fora da caridade não há salvação, para mim significa: força do amor maior, o amor sem restrições, sem discriminações. O desprendimento total. É quando nos entregamos de corpo e alma aquilo que fazemos e acreditamos. Às vezes meu Deus, confundimos responsabilidade com o trabalho na Casa Espírita, com atitude de faze-lo com amor. Realizar algo com amor é faze-lo com alegria no coração, traz satisfação para alma, nos faz flutuar nas nuvens, é amar o que fazemos, Senhor.

Caridade é como um espelho que ficamos na sua frente e o que vemos é o reflexo de nossa imagem. Caridade é ver no outro, o reflexo de nossa própria imagem. Somos feito da mesma essência, saímos das mãos do mesmo Pai, só muda a aparência. Se somos filhos do mesmo Pai, então, somos todos irmãos. Somos um só rebanho, trilhamos vários caminhos em busca de um mesmo objetivo, a compreensão da vida e o entendimento do planejamento que Deus criou para todos nós.

Meu Deus! Sei que não podemos ser perdoados pelas nossas falhas, mas sei também meu Pai que Tuas leis e Teu amor atenuam e aliviam as minhas dívidas e o meu sofrimento. Vós, meu Senhor, é sempre brando, faça com que eu possa pagar as minhas dividas com resignação e compreensão porque sempre senti e sinto que Vós é a própria caridade é a essência do verdadeiro amor.

Obrigado Senhor meu Deus, por existir e por mais essa oportunidade de estar vivo para tentar entender os Teus ensinamentos através das reflexões constantes desses conhecimentos maravilhosos trazidos pelos Teus mensageiros através da Doutrina dos Espíritos. 
Assim seja.

Alcioli Santos
Fonte: Lampadário Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário