Eternidade

Eternidade

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

TRIBUNA LIVRE




PERGUNTA

Tornei-me espírita há pouco tempo. Leio e assisto palestras, mas tenho dúvidas com relação à aura, ao halo vital, ao duplo etérico e ao perispírito. São as mesmas coisas? Como definí-los?


RESPOSTA

A aura ou o halo vital são a mesma coisa. Podemos chamá-los também de “halo energético” ou “túnica eletromagnética”. São as emanações eletromagnéticas do perispírito ou corpo espiritual. Sua extensão, coloração e qualidade dependem das condições mentais de cada ser, da condição evolutiva de cada um de nós. Como o corpo físico, o corpo espiritual, ou perispírito, se compõe de células que são microscópicos motores que emitem radiações, obedecendo ao influxo dos nossos pensamentos. São efeitos, o perispírito é a causa secundária e o pensamento é a causa primária.

O perispírito é o corpo eterno com o qual nos movimentaremos na eternidade. Compõe-se de sete centros de força: o coronário, o cerebral, o laríngeo, o cardíaco, o digestivo, o esplênico e o genésico. Diferentemente do que alguns supõem, o perispírito não é transitório, como esclarece perfeitamente “O Livro dos Espíritos”, nas questões de 93 a 95 e 186, onde afirma: “Esse envoltório (o perispírito) se torna
tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse é o estado dos espíritos puros”.

O duplo etérico não é a mesma coisa que a aura ou o perispírito. 

São três elementos constitutivos do ser vivo, mas, diferentemente da aura e do perispírito, o duplo etérico é sumamente transitório, tão transitório quanto o corpo físico.

O autor André Luiz, pela psicografia absolutamente confiável de Chico Xavier, no livro “Nos Domínios da
Mediunidade”, capítulo 11, o descreve como: “formado por emanações neuro-psíquicas que pertencem ao campo fisiológico e que, por isso mesmo, não consegue maior afastamento da organização terrestre, destinando-se à desintegração tanto quanto ocorre ao instrumento carnal, por ocasião da morte renovadora.”


Fonte: Revista O Espírita nº 124, de julho a dezembro/2007.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário