Eternidade

Eternidade

sábado, 25 de agosto de 2012

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL




O que somos? Do que somos feitos? Para onde vamos? São perguntas feitas frequetemente e todas têm a mesma resposta: Fluido Cósmico Universal (FCU).

“A substância etérea, mais ou menos rarefeita, que se difunde pelos espaços interplanetários; esse fluido cósmico que enche o mundo, mais ou menos rarefeito, nas regiões imensas, opulentas de aglomerações de estrelas; mais ou menos condensado onde o céu astral ainda não brilha; mais ou menos modificado por diversas combinações, de acordo com as localidades da extensão, nada mais é do que a substância primitiva onde residem as forças universais, donde a Natureza há tirado todas as coisas.” (Gênese).

Questão 79 do L.E. “... Os Espíritos são individualizações do princípio inteligente, como os corpos são individualizações do princípio material.”.

Tudo que existe pode ser dividido em três partes: Deus, Espírito e Matéria.

O Fluido é emanado diretamente de Deus (matéria elementar primitiva), quando ele está nesse estado chamado de eterização, é imponderável, ou seja, não pode ser medido ou pesado, pois é muito sutil. Depois disso, ela passa por varias modificações, se tornando mais ou menos condensada, passando ao estado de materialização.

Não pode ser Espírito, pois não tem o princípio inteligente.

A matéria nada mais é do que o FCU condensado. Se a matéria é feita de átomos, e os átomos nada mais são do que energia condensada, podemos então entender que o FCU também é energia.

As colônias espirituais são formadas de matéria extra-fisica, uma matéria mais sutil, o FCU está presente nela também, só que menos condensado. Não podemos ver essa matéria extra-fisica e nem senti-la, pois está em uma vibração diferente da matéria no plano físico.

“O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma...” (Gênese).

Não existe espaço vazio, nadamos em um mar de fluido. Ele está até mesmo no lugar mais escondido e isolado do universo.

Voltando as perguntas iniciais. O que somos? Somos espíritos estagiando na matéria que é a individualização do Fluido Cósmico Universal.

Do que somos feitos? Toda a matéria existente é formada pelo Fluido Cósmico Universal.

Para onde vamos? O corpo “Tendo por elemento primitivo o fluido cósmico etéreo, à matéria tangível há de ser possível, desagregando-se, voltar ao estado de eterização, do mesmo modo que o diamante, o mais duro dos corpos, pode volatilizar-se em gás impalpável.” (Gênese). Ou seja, o Fluido que nos foi “emprestado” voltará para sua origem, o universo, em estado de eterização, e o Espírito retorna ao plano espiritual. “E o pó volte a terra, como o era, e o Espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12, 7).



Fonte: Espiritismo na Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário